top of page
Foto do escritorPortal Destaques

MARA QUIOSA PODE SUBSTITUIR JOÃO LOURENÇO NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Por: Pedro Simão

A vice-presidente do MPLA, Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa, nas próximas eleições gerais previstas para 2027, em Angola, provavelmente será a cabeça de lista deste partido, e em caso de vitória, será a primeira mulher como Presidente da República. Ao passo que João Manuel Gonçalves Lourenço continuará na liderança do MPLA.


Na 4.ª Sessão Extraordinária do Comité Central do MPLA foi revisado o Estatuto do partido dos camaradas, na qual poderá haver bicéfalo (um corpo e duas cabeças), João Lourenço como Presidente do MPLA e Mara Quiosa Presidente da República.


A propósito da agenda política do MPLA em promover a juventude,

Mara Quiosa tornou-se vice-presidente do MPLA no dia 18 do mês em curso, em substituição da Luísa Pedro Francisco Damião, jornalista de profissão, que nasceu aos 31 de Agosto de 1963, em Malanje. No dia 8 de Setembro de 2018 Luísa Damião foi eleita vice-presidente do MPLA, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo na história do partido.


Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa que nasceu em Luanda, aos 13 de Junho de 1980, é formada em Sociologia e mestre em Gestão e Administração Pública pela Universidade Agostinho Neto. Ela exerceu cargos de secretária do administrador municipal do Sambizanga, administradora do Sambizanga, presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, e foi governadora nas províncias do Bengo, Cabinda e Cuanza-Sul, também foi primeira secretaria do MPLA nas províncias acima citadas.


Um dos principais desafios apontados por Mara Quiosa é a dinamização das estruturas de base do MPLA, que são fundamentais para o enraizamento e a inclusão do partido na sociedade angolana.


Durante o seu mandato, ela pretende focar nas organizações sociais do MPLA, como a Organização da Mulher Angolana (OMA) e a Juventude do MPLA (JMPLA), além de traçar estratégias para fortalecer a coesão e a vida interna do partido.


Durante a 4.ª Sessão Extraordinária do Comité Central do MPLA, marcou um novo capítulo na liderança do partido, mas, Paulo Pombolo foi reconduzido como Secretário-Geral, reforçando sua posição na liderança daquele partido. Nomeados para a Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria: Pedro de Morais Neto e Mariana Lisboa.


Saíram do Secretariado do Bureau Político: Luísa Damião, Maria Antonieta Baptista, Maricel Capama e Carla Ribeiro de Sousa.


Segundo o comunicado final da 4.ª Sessão Extraordinária do Comité Central do MPLA, a composição do Bureau Político foi ajustada para incluir o rejuvenescimento da estrutura central. Isto é, parte de uma iniciativa para trazer novas perspectivas e energias para a liderança do MPLA.


Estas deliberações são cruciais para alinhar o MPLA com as atuais exigências políticas e sociais, fortalecendo sua estrutura organizacional e preparando o caminho para futuras iniciativas de desenvolvimento em Angola.




38 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page