A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, defendeu, esta terça-feira, em Luanda, a aposta das universidades do país na formação técnico-profissional, para permitir a célere integração dos jovens no mercado de trabalho.
A governante, que falava na cerimónia de premiação do programa "Seeds for the Future 2024”, de certificação de 40 estudantes que participaram da 5ª edição, parabenizou os jovens que beneficiaram do programa de treinamento, proporcionado pela Hawei e a Unitel.
Acrescentou que a iniciativa, enquadrada na responsabilidade social dessas duas empresas, visa melhorar as competências nos domínios das Tecnologias de Informação e Comunicação. Maria do Rosário Bragança considerou fundamental a responsabilidade social das empresas, tendo fundamentado que muitas iniciativas respondem a desafios essenciais, principalmente aquelas que se enquadram no programa do Governo.
Considerou a bolsa de formação como uma contribuição para os eixos fundamentais do programa do Governo do Programa de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 e na estratégia de longo prazo Angola 2050. Reiterou que o ministério tem um memorando com a Huawei virado para a formação de estudantes, e que se pretende estender a parceria firmada na formação de professores.
O programa anual do "Seeds For The Future" tem como objectivo central capacitar os estudantes universitários mais destacados em tecnologias avançadas, abrangendo áreas cruciais como redes de banda larga fixa e móvel (5G), computação em nuvem, internet das coisas (IoT) e cidades inteligentes, bem como, promover a excelência acadêmica e consolidar habilidades práticas e proporcionar uma valiosa imersão na cultura chinesa.
Commentaires