ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O VICE DIRECTOR-GERAL DA ESCOLA DE SABEDORIA NTU
A nossa conversa de hoje é com Yah'uidi Nlembami, Vice-Director Geral da Escola de Sabedoria Ntu, vamos falta dos principais alimentos consumidos pelo povo do Reino de TadiDiambuisu, importância de uma dieta baseada em alimentos vegetais, as razões culturais, espirituais ou religiosas que orientam a decisão de não consumir animais, peixe ou alimentos com sangue.
Manuel Augusto (MA)- Seja bem vindo príncipe Yah'uidi Nlembami
Yah'uidi Nlembami (YN)- Muito obrigado pelo convite Sr. Jornalista.
MA- Quais são os principais alimentos consumidos pelo povo do Reino de TadiDiambuisu?
YN- Antes de responder a sua questão gostava de dizer que o REI dos Reis do povo Bantu TadiDiambuisu vó TadiDiantedimisi ensina que quem se alimenta do que tem olhos, boca, e estômago e ainda tem pernas, cauda e barbatanas para tentar se escapar do seu predador certamente também será alimento de alguém".
É um crime universal e biológico comer animais, é chegado o tempo do pacto com os animais, ninguém mais os deve comer.
Respondendo a sua questão dizer que o Reino do povo NTU, são todos alimentos que a terra produz no devido tempo, dentre eles, as ervas que dão sementes, tubérculos, vegetais, os grãos e frutas. Na nossa Lei, a alimentação representa cura e vida, por isso o nosso Divino Ntothila ensina que nós comemos vida. Estes alimentos não são apenas para o povo Ntu, são para todos os seres vivos em toda a parte.
MA- Como o povo do Reino vê a importância de uma dieta baseada em alimentos vegetais?
YN- É importante acentuar que, a questão da alimentação nada tem haver com aquilo que se quer ou aquilo que se gosta, mas consiste naquilo que a saúde exige como o necessário para garantir a continuidade do bem-estar dos nossos corpos dentro do plano físico-material. Por isso a sabedoria do nosso Divino Ntothila TadiDiambuisu nos ensina o seguinte: as almas evoluídas comem pela saúde e não pela fome. No entanto, o povo do Reino, vê a importância da dieta alimentar baseada em vegetais e outros alimentos sem os derivados de animais, como a única regra alimentar que corresponde com as Leis da harmonia universal para o funcionamento correcto dos nossos corpos. Nos alimentamos para permanecermos vivos e não para saciarmos a fome.
MA- Quais são as razões culturais, espirituais ou religiosas que orientam a decisão de não consumir animais, peixe ou alimentos com sangue?
YN- Não trata-se apenas de uma decisão de não consumir animais ou alimentos com sangue, mas trata-se da necessidade do cumprimento da vontade daquele que criou todo sistema universal o qual é NZAMBI TATA. Esta ordem, consiste na reposição da legalidade no universo, que visa estabelecer a paz e a harmonia entre os seres humanos e os animais, por isso a sabedoria do nosso grande Rei afirma o seguinte: Na regeneração da vida pacífica em toda a terra e em todo universo, é necessário haver um pacto entre os homens e os animais de todas as espécies em todos os seus meios e ambiente de habitação. Para que se cumpra a promessa de Nzambi Tata na boca dos zi'ngunza (profetas) antigos, " NAQUELE DIA FAREI UMA ALIANÇA EM FAVOR DELES COM OS ANIMAIS SELVAGENS, COM AS AVES DO CÉU E COM OS ANIMAIS QUE ESTEJAM PELA TERRA". Por isso, enquanto os seres humanos continuarem a comer os animais, os animais também continuarão a comer os seres humanos, a isso chamamos de desarmonia universal.
MA- Que tipos de pratos tradicionais são preparados e consumidos nas principais celebrações do Reino?
YN- nossa alimentação é nossa cura diária, em todas as ocasiões nos alimentamos dentro das regras universais “nada de animais e nem derivados de animais”, especificamente nas principais celebrações do Reino são preparados e consumidos, diversos tipo de alimentos que obedecem as regras da nossa dieta alimentar, todos com base a produtos da terra, a chamada por muitos de “alimentação vegana”, com vários pratos entre tsaka, muamba, madezu, xima, losu,, itukany, kiayozua, kiatadi, kikuanga, mayaka, bitebi, buku, khokho, ente outros pratos, todos feitos com base produtos da terra e muitas frutas e bebidas naturais, sendo a principal “Tsamba” conhecido como maruvu.
MA- Como o povo do Reino garante a diversidade e o equilíbrio nutricional na sua dieta?
YN- A base para a diversidade alimentar e o equilíbrio nutritional é o conhecimento da VERDADE transmitido pelo nosso grande Rei, sobre os grandes segredos da alimentação, pois a alimentação é a primeira ciência que surgiu no cosmo, que na nossa língua chamamos de "MADYA", porque o equilíbrio nutricional não depende somente do que se come, mas também depende do tempo e da quantidade que se come, pois assim como a variação da intensidade do sol em cada período, assim é a medida da nossa alimentação. Não comemos de noite e a nossa primeira e principal refeição é a matinal.
É por meio do conhecimento sobre as cargas energéticas que cada alimento possui dentro do tempo, que se garante o equilíbrio nutricional do corpo. Assim é com o povo dentro do Reino.
MA- Existem alimentos específicos que possuem um significado espiritual ou simbólico para o Reino?
YN- Sim, existem alimentos específicos que possuem significados espirituais e simbólicos que são usados no convívio e na conexão com os nossos antepassados justos desencarnados, ao exemplo de Tsafu chamado de safú. Existem muitos, nos caso de makazu “cola”, milondu “certas raízes” gengibre que são usados para rituais ancestrais.
MA- Quais são os métodos de preparo e conservação de alimentos mais utilizados pelo povo do Reino?
YN- A preparação dos alimentos no Reino é muito diversificada, dependendo do tipo de alimento e do resultado que se pretende alcançar, e são feitas com ingredientes mais naturais possíveis, tendo em conta a carga energética que cada elemento possui para uma combinação perfeita. Quanto a conservação, os alimentos já preparados são conservados apenas para o consumo na mesma jornada que se fez, pois no Reino do povo N'TU, o Reino do DIVINO NTOTHILA TADIDIAMBUISU, não se comem comidas do dia anterior, com excepção a sétima jornada (sábado) em que não acendemos o fogo.
MA- Como o Reino lida com a introdução de alimentos de fora que não estão alinhados com as suas práticas alimentares?
YN- Hoje é difícil encontrar alimentos que vêm de fora que não tenham vestígios de qualquer derivado de animal, pois as suas intenções de contaminar os alimentos com produtos fora da nossa cadeia alimentar é muito evidente, há ainda muitos "ALIMENTOS" que são desenvolvidos fora do seu processo natural, alimentos importados e fabricados nas indústrias alimentares com muita mistura química prejudicial à saúde humana, por isso os filhos do REINO de TadiDiantedimisi têm cuidado de estudar as propriedades contidas nos alimentos antes do seu consumo, para não sermos vítimas das armadilhas daqueles que não são a favor da harmonia no UNIVERSO, por isso diz a sabedoria do REI do povo NTU: Diabo é toda alma vivente que se alimenta de animal ou de carne e sangue, por isso o nome DIA-BULU " COMA ANIMAL "
MA- Como as práticas alimentares do Reino são transmitidas às novas gerações para que sejam preservadas ao longo do tempo?
YN- Os nossos filhos e as nossas filhas são instruídas na prática da Lei justa desde muito pequenas, por isso o conselho da nossa Mãe sabedoria em Nosso REI, nos diz que é na fase inicial do crescimento de uma árvore que se pode moldar a sua estrutura e direcção. A prática da alimentação é parte da ciência do nosso povo, onde as fêmeas mais novas aprendem com as fêmeas mais antigas e os machos também são parte deste processo, e assim o conhecimento é transmitido de geração a geração.
MA- A produção nacional é suficiente para atender às necessidades alimentares do povo?
YN- Apesar de que o sistema que ainda governa o território nacional em 2025 ainda é a democracia, tudo que esta terra chamada de "KONGO DIA NTOTHILA" produz é mais que suficiente para atender as necessidades alimentares do povo no REINO e toda terra. A dieta alimentar do povo do Reino de TadiDiantedimisi é um verdadeiro sinal da independência do povo NTU, pois esta é a terra que mais produz em abundância alimentos aprovados a nossa dieta alimentar.
MA- Deixamos esse espaço para dizer alguma coisa que eventualmente não tenha sido dito.
YN- A questão da alimentação é um assunto muito sério, pois nós somos o que comemos. Como um alimento morto vai produzir vida dentro do homem? Os alimentos para as almas viventes devem ser seres vivos para produzir vida dentro dele, os alimentos mortos nunca darão vida ao homem, porque para comer um animal primeiro terás que matá-lo. a SABEDORIA DO NOSSO DIVINO NTOTHILA diz "quem se alimenta do que tem olhos, boca, e estômago e ainda tem pernas, cauda e barbatanas para tentar se escapar do seu predador certamente também será alimento de alguém".*
Vida Eterna o nosso Divino Ntothila TadiDiambuisu vó TadiDiantedimisi .
Comments